quarta-feira, 18 de maio de 2011

Curitiba no combate contra a obesidade

quarta-feira, 18 de maio de 2011
Quase metade da população adulta brasileira está acima do peso e isto vem preocupando os órgãos de saúde por todo o país, tanto particular como pública. Aqui em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde está investindo forte em 2010, em campanhas educacionais, distribuição de cartilhas, atividades físicas, entre outras ações para evitar que este problema continue crescendo na capital paranaense.

Cartilha contra obesidade
Os números nunca preocuparam tanto como os divulgados pelo Ministério da Saúde em abril deste ano, sobre o problema da obesidade no Brasil, que alcançou 48,1% da população acima do peso e 15% já com obesidade. Curitiba também está preocupada, pois segundo o mesmo estudo, mulheres adultas com sobre peso também somam 48%, enquanto que 50,1% dos homens na mesma faixa etária também estão na zona de risco de saúde, por isso, a prefeitura vem investindo em ações para diminuir estes números.
Estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades de Saúde de Curitiba, cartilhas sobre alimentação correta, tanto para adultos como crianças. Os livros explicam como fazer uma boa refeição, sem ingerir gorduras e outras proteínas ruins, mas também sem passar fome. Há comparativos sobre alimentos naturais e industrializados, dicas sobre como ingerir melhor as refeições, entre outros pontos abordados.
Um exemplo interessante é sobre a mastigação do alimento. Segundo a cartilha, para se satisfazer melhor com a comida, é ideal mastigar 25 vezes cada alimento antes de engolir e nunca comer na frente da televisão.

Outras ações

Mas a campanha não fica somente no papel, porque quase todas as Unidades de Saúde de Curitiba organizam com freqüência reuniões semanais ou mensais para a população tirar dúvidas com nutricionistas da prefeitura. Um dos exemplos vem da US da Vila São Pedro, que durante o mês de abril organizou estes encontros, quando três profissionais de saúde orientaram os participantes sobre como melhorar a alimentação, em um clima descontraído que teve no último encontro, um farto lanche com frutas e produtos naturais.
Além disso, são organizadas por toda a cidade, caminhadas pelos bairros, atividades físicas supervisionadas e testes de colesterol.
Uma das mais recentes atividades aconteceu no mês passado na Boca Maldita, inclusive com muitas brincadeiras para as crianças.
Por: Osmar Rebolo Junior

0 comentários:

Postar um comentário

 
Osmar Rebolo Junior ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates