domingo, 30 de janeiro de 2011

Região Sul sofre com forte temporal

domingo, 30 de janeiro de 2011
Os moradores dos bairros da região Sul de Curitiba, Uberaba, CIC, Sitio Cercado, Boqueirão e Xaxim, tem convivido com vários problemas por causa das fortes chuvas, principalmente com as pancadas de verão, que costumam durar poucos minutos, mas o suficiente para causarem muitos estragos.
No sábado, não foi diferente, pois segundo Corpo de Bombeiros foram quase cinqüenta ocorrências em toda a Curitiba, a maioria nos bairros acima.
Na Vila São Pedro, no bairro Xaxim, o rio Ribeirão dos Padilhas, que recebe água de vários córregos e também de todo o fluxo vindo do trecho da região cortada pela Linha Verde, transbordou em poucos minutos, inundados quase cem casas, desde o Xaxim até o Sitio Cercado. A situação foi tão preocupante que duas casas localizadas na vila correm o risco de desabar e já foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros.
Após tirarem água de suas casas e tentar salvar eletrodomésticos e outros utensílios que suportaram a enchente, cerca de trezentos moradores da Vila São Pedro e proximidades protestaram no domingo, por volta das 17h30. Foram fechadas, com pneus queimados e móveis destruídos pela chuva de sábado, as ruas Omar Raymundo Picheth, Odenir Silveira, Dante Onório, Pedro Simens e Teodomiro Furtado.
Até o final de domingo, as ruas permaneciam fechadas para a passagem de veículos, podendo nesta segunda feira acontecer novos protestos.
Segundo a prefeitura de Curitiba, existe um projeto para remoção dos moradores das áreas atingidas pelas enchentes (quase todos os terrenos alagados foram ocupados de foram irregular há muitos anos), para casas em outras regiões da cidade. Inclusive alguns moradores já teriam recebido ofícios da prefeitura para que deixem suas casas no prazo de um ano, para que no local sejam feitas em breve obras de contenção de enchentes.
Enquanto o problema não se resolve, só resta aos moradores torcerem contra o mau tempo, que tem se tornado tão freqüente neste inicio de 2011.

Homem alcoolizado morreu afogado
Luiz Augusto Barino, 63, estava em um bar na Rua Dante Honório, antiga Rua do Canal, ao lado do Ribeirão dos Padilhas, por voltas das 8h30, quando, segundo testemunhas, em aparente estado de embriaguês teria tentado pegar um par de chinelos que caiu no rio. Ao se aproximar no rio, Barino foi levado pela forte correnteza. Alguns moradores tentaram ajudá-lo, mas não conseguiram.
O corpo foi localizado no inicio da madrugada de domingo, a cerca de 400 metros de onde Barino caiu.
Texto de fotos de: Osmar Rebolo Junior

0 comentários:

Postar um comentário

 
Osmar Rebolo Junior ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates